A Câmara Municipal de Salvador realizará, na próxima sexta-feira, 7 de junho, uma sessão solene em comemoração aos 20 anos de fundação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O evento ocorrerá às 18h no plenário da Câmara e será presidido pela Mandata Coletiva Pretas Por Salvador. A sessão contará com a presença de importantes figuras do partido, autoridades locais e representantes de movimentos sociais.
Desde sua criação em 2004, o PSOL tem se destacado na política brasileira como uma força progressista comprometida com a defesa dos direitos humanos, a justiça social, a preservação ambiental e a luta contra todas as formas de opressão. Nomes como Marielle Franco, Erika Hilton e Sonia Guajajara são exemplos da importância do partido na transformação da política brasileira, a partir da maior participação mulheres, pessoas LGBTQIA+, negras e Indígenas, na construção de políticas centrais de inclusão e reparação.
Na Bahia, essa conduta também se expressa através dos mandatos de parlamentares reconhecidos pelos seus compromissos com os direitos sociais e ambientais, no enfrentamento a violência de gênero e pelo fim do genocídio e encarceramento do povo preto. O PSOL na Bahia é atualmente representado no parlamento pelos mandatos de Hilton Coelho, na ALBA; a mandata coletiva das Pretas Por Salvador, na Câmara Municipal de Vereadores da capital; os companheiros Jhonatas Monteiro, no legislativo de Feira de Santana; e o companheiro Danilo Santana, no legislativo Santa Terezinha.
A sessão solene na Câmara de Salvador será uma oportunidade para celebrar as conquistas do PSOL ao longo dessas duas décadas e reforçar seu compromisso com as lutas populares, principalmente em um contexto de avanço do conservadorismo e ataques aos direitos e a democracia.
Durante o evento, será entregue o Prêmio Cris Barros, em homenagem à ativistas e personalidades relevantes na construção do partido na Bahia. Cris Barros era uma importante dirigente da luta por moradia e participou da maior ocupação de terrenos na capital baiana, liderando mais de duas mil pessoas. Em seus seis anos de atuação no partido, esteve envolvida em diversos setores, tendo sido presidente do PSOL Salvador e uma das articuladoras do Forum Marielles. Ela lutou corajosamente contra uma doença rara por dois anos, deixando um legado de coragem e dedicação.
A sessão será aberta ao público e transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Salvador, permitindo que todos os interessados possam acompanhar e participar desse importante momento de celebração e reafirmação dos ideais do PSOL.