Laina Crisóstomo
Advogada feminista, lésbica, candomblecista e mãe. Laina é fundadora da ONG Tamos Juntas, que atende mulheres em situação de violência em 19 estados do Brasil, é antiproibicionista e compõe a setorial estadual de mulheres do PSOL/BA. Foi candidata a deputada federal, em 2018 e obteve 13855 votos, sendo a mais votada pelo partido.
POR UMA SALVADOR DE TODAS
-
A NOSSA CANDIDATURA É COLETIVA!
Mandato coletivo ou mandato compartilhado é quando duas ou mais pessoas se unem em torno de um nome para pleitear de forma coletiva uma vaga no legislativo, municipal, estadual ou federal. Até então, não existe uma legislação que permita o registro de grupos para disputar um cargo eleitoral. Portanto, os membros entram em um acordo para decidir quem vai representar esse grupo com nome e candidatura registrada junto à justiça eleitoral. Caso eleita, a pessoa escolhida se compromete em dividir seu gabinete e mandato, votando de acordo com as deliberações dos integrantes do grupo do coletivo. É uma representante que vai protagonizar várias vozes, o plural feminino. Não queremos e nem vamos disputar entre nós. Juntas somos mais fortes!
ESTAMOS COM AS PRETAS
-
“A candidatura das Pretas Por Salvador traz a força das mulheres negras, das lutas antirracistas, feministas, populares para ocupar a Câmara Municipal de Salvador. É a oportunidade que a população de Salvador têm de conquistar uma mandata comprometida com essas pautas.”
Áurea Carolina - Deputada Federal pelo PSOL
-
“Eu apoio a candidatura das Pretas Por Salvador que representa a coletividade e a resistência das mulheres negras que precisa ocupar os espaços de poder como a Câmara Municipal de Salvador.”
Bernadete Souza - Yalorixá e Candidata a Prefeitura de Ilhéus
-
“A desigualdade brasileira se expressa de forma muito forte na política: temos uma quantidade muito baixa de mulheres negras eleitas. É por isso que é fundamental elegermos as Pretas por Salvador. Elas vão trazer seus corpos e suas ideias para transformar a Câmara Municipal. Laina, Cleide e Gleide estão comprometidas com a luta do povo. Vão legislar a partir de suas experiências de vida de mulheres, pretas, periféricas, de diferentes religiões, mães, do movimento social. Eu apoio as Pretas por Salvador!”
Maíra Kubík Mano - Jornalista e Professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA
-
“Eu apoio a candidatura das Pretas Por Salvador pela Representatividade e competência das candidatas, mulheres pretas/feministas com históricos de engajamento e comprometimento político. Pelo fortalecimento da coletividade, e conhecimento das estruturas de desigualdades de Salvador. Pela capacidade intelectual e experiência de gestão/administração de ambas.”
Gleide Messi - Psicóloga, Integrante do MuitasPsi
O momento é grave e resistir é urgente. Mais do que nunca, é preciso se mover. E você sabe: resistir é um verbo que se conjuga no plural. A hora é de somar as lutas e fazer a diferença. É possível construir um novo mundo e um novo Brasil, com direitos, respeito à diversidade e democracia. Se você acha que o momento é de resistir, o seu lugar é o PSOL. Filie-se!