A Mandata Coletiva Pretas Por Salvador participou de uma reunião com a Recosol, uma rede colaborativa e descentralizada, constituída por empreendimentos coletivos populares e entidades de assessoria baianos que, pautados nos princípios da Economia Solidária, se opõem à exploração do trabalho e dos recursos naturais, propondo formas mais justas e solidárias de produzir, vender, trocar e comprar o que é preciso para viver.
A co-vereadora das Pretas Por Salvador, Laina Crisóstomo, se colocou à disposição para articular uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores sobre Economia Solidária, além de, levantamentos de PLs já regulamentados sobre o tema e uma articulação de agenda com a SEMPRE E SEMDEC com a presença de empreendedores da RECOSOL.
A reunião contou com a participação de cerca de 16 pessoas. Na oportunidade foram discutidas políticas públicas municipais voltadas para o Empreendedorismo Solidário e foram apresentados questões como falta de espaços e centros municipais para exposições, articulações, incentivo e desenvolvimento da economia Solidária em Salvador, ausência de feiras na pandemia, perda de renda na pandemia, Regulamentação Municipal da Economia Solidária, Fóruns, Audiências de discussão para desenvolvimento de política públicas para a Economia Solidária e PLs voltadas para Economia Solidária.
A Recosol é assessorada tecnicamente pelo Centro Público de Economia Solidária – CESOL, que é um espaço multifuncional, onde mais de 120 empreendimentos populares associativos e cooperativos de Salvador, Itaparica e Vera Cruz têm acesso assistência técnica nas áreas de gestão, produção e comercialização.
O CESOL Salvador faz parte da Política Pública de Economia Solidária do Estado da Bahia, sendo financiado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE do Governo da Bahia e gerido pela Organização Social Filhos do Mundo. Ao todo, as ações do Cesol Salvador impactam diretamente a vida de mais de 300 famílias, com ações de geração de renda e emancipação social.

Categorias: Notícias