Seguindo a celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na última segunda-feira (28 de junho), a Mandata Coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) realizou, nesta quinta-feira (01/07), uma Sessão Especial em homenagem ao tema. Além das co-vereadoras Laina Crisótomo, Gleide Davis e Cleide Coutinho, a mesa da Sessão foi composta por convidades que representam a causa, a exemplo da Drag Queen, Ferah Sunshine, do ativista e antirracista, Onã Ruda, do vereador pelo PSOL de Santa Terezinha (BA), Danilo Santana, da vereadora pelo partido dos trabalhadores de Salvador, Marta Rodrigues, do educador físico, Bruno Santana, da coordenadora do Coletivo Mães do Arco-Íris, Cristiane Sarmento, da Bissexual e Militante, Giulia Almeida, da não-binária transmasculina, Charlie Julien, do Babalorixá, Washington Dias, do MultiArtista, Melk Mercury, do psicólogo candomblecista, Gabriel Leal, da travesti, Keila Simpson Sousa, da Multimilitante, Milly Costa, da Coordenadora do Fórum Baiano LGBT e da Aliança Nacional, Camile Nascimento, da travesti, Luana Vaneska Lago, a Conselheira e Defensora do Direitos Humanos, Lívia Ferreira, da travesti, transfenista e Yalorixá Thiffany Odara e também do Coletivo Omí.
“Vocês não imaginam a felicidade que eu estou sentindo de poder estar aqui, levantando a bandeira da nossa luta, em uma Sessão exclusiva para o tema LGBTQIAP+ dentro da Câmara Municipal. Esse é um espaço de luta e resistência e é muita felicidade para mim estar nessa sessão cercada de pessoas que constrói enfrentamento junto com a gente. Essa Sessão é sobre nós, é sobre nossos corpos e sobre nossas resistências”, disse a co-vereadora Laina, saudando os presentes.
Na ocasião, foi discutido sobre os preconceitos e discriminação que essa parcela da sociedade enfrenta, as opressões, as violências e a falta de políticas públicas, simplesmente por serem quem são. “Hoje aqui eu sou uma aprendiz, diante de tanta gente forte e potente. Essa era a nossa proposta: revolucionar a Câmara para que naquele espaço fossem discutidos assuntos que também interessam ao LGBTQIAP+. Estamos muito felizes com a conquista dessa Sessão”, considerou a co-vereadora Gleide Davis.
Uma mandata totalmente diversa, as Pretas Por Salvador evidenciam a sua diversidade desde a sua composição. Tendo à frente duas candomblecistas (Laina e Gleide) e uma evangélica (Cleide), elas constroem história e tem desconstruído padrões na Câmara, mostrando que o respeito a diversidade é sim imprescindível. “Sou evangélica progressista e desde que iniciei na minha religião entendi que é preciso respeitar e amar as pessoas e suas diferenças. Obrigada a todes por essa Sessão linda, rica e tão especial”, disse a co-vereadora Cleide Coutinho.
Durante a fala dos convidades que compartilharam suas experiências e vivências, enaltecendo que as demandas por direito, respeito e equidade são urgentes.

Categorias: Notícias