Na manhã da sexta-feira (16/07), a Mandata Coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) marcou presença no ato Mobilização pela Moradia e “Fora Bolsonaro”, que aconteceu na Praça da Piedade, no centro da cidade, em Salvador. O ato, que teve repercussão nacional, reuniu os Movimentos de Luta em favor a moradia, um direito de todo cidadão e que está na constituição brasileira.
Uma das motivações da manifestação foi o fim do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, por parte do governo Bolsonaro, e a inserção do projeto “Casa Verde e Amarela”, que não tem atendido a demanda da população mais pobre. _“Em meio a pandemia, fizemos a campanha ‘Fique em Casa’, mas e as pessoa que não tem onde morar, ficam como nesse período? O ‘Minha Casa, Minha Vida’, abrigou muitas famílias e não poderia ter acabado. Hoje, declaramos repudio a mais essa decisão irresponsável e insensível do governo Bolsonaro”_, disse a co-vereadora, também dirigente do Movimento Nacional de Luta Por Moradia, Cleide Coutinho,
Durante o manifesto, as Pretas Por Salvador fizeram muitas falas e, entre elas, reivindicaram ao governo do estado a existência de um programa habitacional que atenda as demandas da população. _“Nós estamos na luta por direito. É preciso dizer que quem faz ocupação não é bandido. Nós não somos bandidos, somos pais e mães de famílias, trabalhadores e trabalhadoras deixamos de ganhar o pão para reivindicar um direito nosso”_, completou Cleide convocando os presentes a irem para o ato “Fora Bolsonaro”, programado para o próximo dia 24. _“Essa cidade é nossa. Vamos construir uma cidade e um país justo. Vamos tirar do poder esse governo genocida”_, finalizou.

Categorias: Notícias