Na segunda-feira (02/08), ganhou destaque na mídia e também nas redes sociais, mais um caso onde um homem branco desrespeita uma mulher negra e, para além disso, usa a sua atuação parlamentar para exigir privilégios. Estamos falando do caso que envolveu o ex-secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas que, após ter a sua reserva cancelada por Angeluci Figueiredo, chef de cozinha e proprietária do restaurante Preta, localizado na Ilha dos Frades, trocou mensagens com ela, xingando-a de “vagabunda”. De acordo com Angeluci Figueiredo, a ofensa foi feita no domingo (1°), após ela comunicar ao gestor, através de um aplicativo de mensagens, que a reserva feita por ele teria que ser cancelada por causa de questões climáticas.
Fábio Vilas Boas chegou a publicar, na segunda-feira, um pedido de desculpas para a chef de cozinha, em uma das redes sociais. Porém, após a polêmica ganhar força em toda mídia, o mesmo anunciou o seu pedido de exoneração do cargo, na terça (03/08). Através dessa nota, a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), emite toda a sua solidariedade à Angeluci e reforça o seu repudio contra toda e qualquer agressão contra a mulher.
“Precisamos fortalecer, cada vez mais, o enfrentamento a violência contra a mulher e ao machismo em todos os espaços. Como pode, uma pessoa agir assim, ainda mais sendo uma figura pública e reconhecida, cometer uma violência de gênero dessa magnitude, com uma agressão verbal totalmente desrespeitosa. Sabemos que machismo, racismos, LGBTfobia, gordobofia, entre outras discriminações acontecem todos os dias, mas esse fato coloca em cheque como o poder é sujo e assustador, já que, somente por ter tido a sua reserva cancelada, ele se achou o direito de xingar uma trabalhadora dessa forma”, pontou a co-vereadora, Laina Crisóstomo.
A também co-vereadora da Mandata, Gleide Davis, considerou a atitude do ex-secretário extremamente misógino e racista. “Certamente a ele cabe o poder de se sentir intocável pelo cargo político que, até então, possuía, mas, mais ainda, por achar que desqualificar uma mulher negra não resultaria em nada para ele. Homens brancos se acham intocáveis desde sempre, se sentem no direito de serem criminosos e seguirem suas vidas com um simples pedido de “desculpas” e uma exoneração que não afeta sua vida abastada. Eu desejo que a política seja um espaço preto, feminino, LGBT, macumbeiro e afins”, disse ela em uma de suas redes.

Categorias: Notícias