A quarta-feira (25/08) creditou um momento histórico na agenda das Pretas Por Salvador, mandata coletiva pelo PSOL/BA. As co-vereadoras Laina Crisóstomo e Cleide Coutinho, participaram de reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em Salvador em cumprimento de agenda pelos estados do Nordeste, com o objetivo de reencontrar aliados e buscar novas parcerias mirando as eleições de 2022. Esteve presente no encontro também Bernadete Souza, aposta do PSOL ao cargo de Governadora do Estado da Bahia, ano que vem. A reunião contou também com o presidente do partido Fábio Nogueira e representantes das diversas tendências internas do PSOL.
Com a convenção eleitoral programada para acontecer no início do próximo ano, para definir os nomes que irão disputar os cargos nas eleições de 2022, o PSOL irá debater um possível apoio ao petista, cujo objetivo é criar uma unidade de esquerda capaz de derrotar o fascismo e o bolsoarismo.
_“Está mais do que explicito que o golpe parlamentar, midiático e misógino contra a primeira presidenta eleita da história do país, Dilma Rousseff, em 2016, contribuiu decisivamente para a eleição de Bolsonaro em 2018. E, apesar da queda vertiginosa da popularidade de Bolsonaro, ele ainda conta com uma forte e sólida base de apoio que defende o seu projeto político genocida. Nós entendemos que, se as eleições fossem hoje, é mais estratégico concentrar os esforços em um nome que, na conjuntura atual, é Lula”_, disse Laina Crisóstomo.
Vale lembrar que, na última eleição presidencial, em que Lula foi impedido de concorrer, os nordestinos foram responsáveis por 43% dos votos obtidos pelo candidato Fernando Haddad (PT), derrotado por Jair Bolsonaro no segundo turno. _“Tirar Bolsonaro do poder é, literalmente, defender a vida e a prioridade para os socialistas e revolucionários sob pena de ainda mais retrocessos e sofrimento para o povo e a classe trabalhadora”_, considerou a co-vereadora Cleide Coutinho. _“A esquerda se unindo possibilita a reconstrução do país, que vive uma grave crise política, econômica, sanitária e social. As pessoas não morrem só de fome. Hoje são quase 15 milhões de desempregados e, para além disso, o Brasil já ultrapassou a marca de mais de 575 mil mortes por Covid-19”_, pontou Laina.
Amanhã (26/08), a co-vereadora Laina Crisóstomo tem novo encontro com Lula. Na ocasião, ele vai dialogar com movimentos sociais e organizações populares do campo e da cidade e do movimento negro.

Categorias: Notícias