Na noite de quarta-feira (08/09), as Pretas Por Salvador (PSOL/BA) participaram da Reunião da Frente de Mandatos e Mandatas Coletivos (FNMMC). O encontro aconteceu virtualmente, via plataforma Google Meet e contou a presença de, pelo menos, 20 mandatos coletivos de diversos estados brasieliros. O principal objetivo da reunião foi falar sobre como foi a agenda da Frente em Brasília e como seguem essas articulações, para debater a importância da regulamentação da forma de ocupação de poder, a partir das Mandatas e Mandatos Coletivas, além de listar as perspectivas da legislação eleitoral, afinal há uma corrida para votação do Novo Código eleitoral.
Ficou acordado que será papel de todos os coletivos, conferir a lista de senadoras/es e continuar a abordagem em seus estados, com o objetivo de conseguir as assinaturas para protocolar a PEC. Além disso, foi criado um calendário de atividades e ações para abordar o tema, a exemplo de realização de lives com os parlamentares, reuniões com os mandatos por partido e temas representativos para os mandatos, como igualdade racial e a campanha #EleNão, puxada pelas mulheres.
Questões importantes entraram na pauta, como por exemplo, a definição do número de pessoas que será permitido por mandato, bem como a possibilidade de eliminar a necessidade de se escolher, dentro dos mandatos coletivos, apenas uma/um co-vereadora (o), para representar o CPF, além de diversos pontos que serão debatidos mais amplamente na Plenária Nacional da Frente que está sendo agendada para dia 06/10. Na ocasião a co vereadora Laina apresentou a sessão especial sobre Mandatas e Mandatos Coletivos aprovada pelas Pretas na Câmara Municipal de Salvador para ser construída com toda a Articulação da frente.
As Pretas Por Salvador (PSOL/BA) participaram da reunião representadas pela Co Vereadora ) Laina Crisóstomo, a economista e assessora parlamentar Sara Farias e o assessor Gilmar.
Categorias: Notícias