Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (20/09), a co-veradora Laina Crisóstomo, da Mandata Coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), iniciou a sua fala demonstrando a sua satisfação pelo retorno da Tribuna Popular na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Ela lembrou que essa é mais uma conquista da Mandata, uma vez que o momento traz a representatividade dos Movimentos Populares para o espaço político.
“Fazer essa casa ser, cada vez mais, a casa do povo é o que é importante para a nossa Mandata. Ter na Tribuna Popular de hoje uma fala do Círculo Palmarino, como uma indicação nossa, nos faz rememorar a nossa luta contra o racismo, contra o extermínio da juventude negra, contra o racismo religioso que todos os dias a gente debate na Câmara e também em toda a nossa trajetória de luta e de resgate da nossa ancestralidade”, disse ela ressaltando que, na próxima semana, serão votados, na CMS, o Plano da Cultura e o Plano da Infância e Juventude, sugeridos pelas Pretas.
“Esses são dois Planos importantes para a cidade de Salvador, pois eles falam muito sobre a importância de conhecermos a nossa história. Um povo que não conhece a sua história não consegue seguir adiante. No entanto, quando eu era pequena e tinha todos os problemas por não me ver nos livros didáticos, não me reconhecer nos vários espaços isso tem a ver com o processo de não representatividade porque as nossas heroínas e nossos heróis foram incivilizados na história de luta do Brasil. Esse espaço que estamos conquistando aqui dentro da Câmara, tem a ver com isso. É nosso papel, enquanto vereadora e vereador dessa cidade fiscalizar, mas também de cobrar da Prefeitura uma atuação na pauta antiracista. E aqui estamos firme e forte nessa missão” disse a parlamentar.
Laina finalizou a sua fala registrando o Centenário de Paulo Freire, comemorado no último domingo (19/09). “Paulo Freire causa medo em muitos porque ele diz que ‘amar é um ato de coragem’ e educação precisa um espaço de troca, libertação e questionamento. Que a gente siga questionando, libertando e amando construindo política com afeto e de fato com aquilo que a gente acredita”, concluiu.

Categorias: Notícias