Durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (27/09), na Câmara Municipal de Salvador (CMS), as Pretas Por Salvador (PSOL/BA), programou um discurso para falar sobre a participação da presidenta da ONG Tamo Juntas, Letícia Ferreira, na Tribuna Popular. No entanto, foi necessário que a co-vereadora da mandata, Laina Crisóstomo, iniciasse a sua explanação pontuando, mais uma vez, o desrespeito constante de alguns vereadores, enquanto parlamentares mulheres estão no púlpito. “Todos os dias nesta Casa, sejamos nós mulheres ou o movimento popular, precisamos pedir, implorar para sermos ouvidas e ouvidos. A companheira Marta Rodrigues outro dia aqui, disse que iria criar a hashtag #MeOuça, pois ela também enfrenta essas interrupções durante suas falas. E se essa casa, presidente, é a Casa do Povo, ela precisa ouvir o povo e precisa ouvir as mulheres que fazem luta todos os dias nas ruas”, disse ela Laina, saudando, na sequência, presença a presidenta da Tamo Juntas.
“Quero saudar a presença de Letícia na Tribuna Popular de hoje. Me orgulho de fazer parte do processo de criação da Tamo Juntas e ver como esse projeto segue caminhando com essa mulher potente, inspiradora e que muito nos orgulha de fazer um trabalho que deveria ser do Estado, mas infelizmente o mesmo não cumpre a sua função”, enfatizou ela. A Tamo Juntas tem feito um trabalho incrível de acolhimento multidisciplinar a mulheres em situação de violência, mas muito além disso, um trabalho de incidência política local e nacional na perspectiva de denunciar e combater a violência contra a mulher, incidência política para a garantia da efetividade dos Direitos das Mulheres, luta pelos direitos sexuais e reprodutivos e aplicação plena da Lei Maria da Penha, além de fazer parte da Frente Nacional Pela Descriminalização do Aborto.
“Dia 28 de setembro é o Dia de luta pela descriminalização do aborto na América Latina e Caribe e precisamos fazer um debate sobre esse tema tão importante”, disse Laina convidando a todes a participar da Sessão Especial, que será presidida pelas Pretas Por Salvador, com transmissão da TV CAM, no próximo dia 30 de setembro, a partir das 10h, com o tema Dia de Luta Pela Descriminalização e Legalização do Aborto.
Laina finalizou a sua fala pontuado a atuação ineficiente de Bolsonaro que, para ela é um governo que não tem responsabilidade com a vida e com os Direitos Humanos, especialmente com a vida das mulheres, uma vez que o mesmo retira recursos, “não em responsabilidade de manter o disque 180 e o pior: o recurso que tem não utiliza, porque não tem o compromisso com a vida das mulheres e não entende que investir em mulheres é investir em toda a sociedade. Que a gente siga fazendo luta por mulheres, lutando por direito a cidade que vai muito além do que direito à moradia, inclui ocupação de espaço e garantia de saneamento básico, mas também inclui o direito de ir e vir”, afirmou

Categorias: Notícias