Durante Sessão Ordinária desta terça-feira (05/10), na Câmara Municipal de Salvador (CMS), as Pretas Por Salvador (PSOL/BA), através da co-vereadora Laina Crisóstomo, agradeceram a realização das últimas Sessões Especiais realizadas pela Mandata Coletiva. Entre elas, a primeira Sessão Especial semipresencial realizada pelas Pretas, que fez uma homenagem aos Três Anos do Movimento de Luta #EleNão, Sessão Especial com o tema Descriminalização e Legalização do Aborto e a Sessão Especial sobre o Enfrentamento ao Desmonte da Educação Pública.
“Para nós, o movimento #EleNão é estruturante. Há três anos a gente já avisava e seguimos fazendo luta. Estamos muito felizes por termos promovido o diálogo de uma pauta que para nós é muito urgente que é o debate sobre a descriminalização do aborto, pois mulheres continuam morrendo por realizarem aborto clandestino. Não menos importante, trouxemos o debate do desmonte da educação pública, na última segunda feira, porque existe um projeto orquestrado contra a educação pública, gratuita, de qualidade e libertadora, uma vez que não se destrói e desmonta educação pública sem interesse no capital. Como é que essa Casa aprova PL de desafetação de terrenos destinados pelo PDDU para construção de escolas e, essa mesma casa, aprova o “pé na escola”, projeto que compra vagas em escolas particulares de Salvador. É incoerente. Não dá para continuar fazendo investimento em escola privadas, sem ter o compromisso de construir uma educação pública gratuita e de qualidade para todas as pessoas”, enfatizou Laina.
No púlpito, a parlamentar pontou ainda a realização do ato #ForaBolsonaro, realizado no dia 2 de outubro, onde mais 300 cidades e mais de 18 países foram as ruas pedir a derrubada de Bolsonaro do governo.
“Neste dia 2, não fomos nós, bancada de oposição, que fomos para as ruas. Uma frente ampla ocupou as ruas porque entende que é preciso garantir a derrubada desse governo para construirmos um projeto político digno e não violar da Democracia e dos Direitos humanos para o Brasil”, disse Laina, finalizando sua fala registrando a ida da co-vereadora Cleide Coutinho que está em Brasília participando da Marcha dos Movimentos Sociais de Luta Por Moradia Digna.
Finalizou sua fala pontuando o mês atual que tem a campanha do Outubro Rosa. _“Que essa Casa tenha compromisso em aprovar projetos não só de luta contra o câncer neste mês, mas de debater saúde da mulher todos os dias, porque não é só de câncer que as mulheres morrem. Elas morrem de feminicidio, de violência de gênero e a gente precisa sim seguir fazendo luta por nós e pela outras para que nenhuma mulher mais morra, porque seguimos tombando simplesmente pela condição de ser mulher”, concluiu ela.
Categorias: Notícias