A co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), Cleide Coutinho, participou, na manhã desta quinta-feira (25/11), do debate sobre ‘Direito à Cidade Antirracista e Pró-Equidade de Gênero’. O evento, que aconteceu de forma virtual, pautou também o mês da Consciência Negra, além dos 60 anos da faculdade UCSAL e suas diretrizes inclusivas.
O evento foi desenvolvido pelo Curso de Direito da Universidade, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania (PPGPSC/UCSal) que teve como tema: “II Diálogos entre Direito e Relações Raciais: Direito à Cidade e Antirracismo e Políticas Públicas, ações afirmativas e desigualdades no Brasil”.
Representante do Movimento Nacional de Luta Por Moradia (MNLM), a co-vereadora Cleide Coutinho, fez uma fala reflexiva sobre o tema. “Falar sobre Direito a Cidade, é falar sobre direito a uma educação de qualidade, saúde pública, segurança, mobilidade e tudo isso para ser construído é uma batalha. Essa cidade de Salvador, é racista. Aqui a população negra e pobre sofre todo tipo de opressão e a gente tem feito um trabalho que é falar sobre essa temática, desenvolvendo um plano de ação que torne a cidade antirracista e com equidade de gênero. A população precisa ser conscientizada a lutar, as pessoas precisam se sentir parte, precisam entender que não é por acaso quando matam um jovem negro no mercado, é racismo. As balas tem alvo, tem endereço e precisamos dialogar sobre isso, fortalecer a nossa comunidade. É preciso fazer reparação racial urgente”, desabafou a parlamentar.
Quem não pode assistir ao rico debate, pode conferir o evento na integra acessando o YouTube UCSAL Oficial.

Categorias: Notícias