Na última sexta (03/12) a Mandata Pretas por Salvador participou do Encontro Nacional da Coalizão Negra por Direitos em Olinda (PE). Participaram representando a mandata as co-vereadoras Laina Crisóstomo e Cleide Coutinho.

O encontro, que teve a duração de 3 (três) dia, marcou um dia exclusivo para parlamentares negros e negras de esquerda de todo o Brasil. Estiveram presentes mais de 30 (trinta) parlamentares negras e negros, em sua maioria de mulheres negras, do PSOL e em primeira mandata.

“Esse encontro foi potente demais para perceber que estamos no caminho certo na nova forma de fazer política que acreditamos, somos reais, verdadeiras, somos nós mesmas todos os dias, antes nos movimentos sociais e agora lutando dentro da política institucional pensando na coletividade, diversidade e transparência. Precisamos dizer que a esquerda precisa fazer crítica e auto critica e pensar que não podemos nem devemos mais nos restringir a classe ou raça ou gênero apenas, mas sim a luta interesecional de todos as pautas respeitando lugar de fala”, disse a co-vereadora Laina Crisóstomo.

A co-vereadora Cleide Coutinho ressaltou “a importância de pensar auto cuidado, acolhimento e combate a sobrecarga das mulheres negras na política,  afinal esse espaço adoece as mulheres”. “Ainda estamos em luto pela companheira Cris Barros, presidenta municipal do Psol que faleceu na última semana vítima de uma doença rara”, pontuou.

O encontro firmou compromisso com parlamentares presentes com a tarefa de pensar a atuação das mandatas visando também articulações e estratégias para 2022.

Categorias: Notícias