A co-vereadora Laina Crisóstomo, da Mandata Coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), participou, na tarde desta sexta-feira (10/12), do programa Band Mulher, da TV Band. Com apresentação de Pâmela Lucciola, o programa entrevistou a parlamentar sobre o Plano de Cultura e Plano de Infância e Juventude, esses que trazem pautas necessárias como cultura LGBT, saúde LGBT para adolescentes e ensino sobre direitos sexuais reprodutivos para crianças e adolescentes.
Durante sua participação no programa a co-vereadora enfatizou que os dois planos estão tramitando na Câmara por pelo menos cinco meses e que vieram do executivo a partir da participação popular, a partir de conferências, audiências públicas, essa que entendeu a importância de incluir todas as formas de expressão da cultura.
“Infelizmente tem tido uma resistência muito grande da bancada evangélica no reconhecimento da existência da cultura LGBT e isso pra nós é algo que é muito caro porque existe a cultura LGBT, não só cultura, mas saúde LGBT, direito LGBT, e o que a gente tem dito é que não é só uma sigla LGBTQIAP+, mas são existências e se essas pessoas são cidadãs elas precisam ter políticas públicas”, mencionou Laina.
Em Sessão Ordinária realizada, na semana passada, na CMS, Laina apresentou dados alarmantes sobre a gravidez na adolescência de jovens baianas e sobre o abuso sexual infantil, atrelando essas evidências a importância de ter educação sexual das escolas. Ainda assim, a bancada evangélica da Câmara Municipal foi contra a inclusão do público LGBTQIA+ entre os contemplados da matéria.
A vereadora Débora Santana também foi convidada para o programa e não compareceu informando não ter agenda disponível. O plano entra novamente na pauta de votação dia 13/12, próxima segunda feira.

Categorias: Notícias