Na tarde desta segunda (13), durante a 50 ª Sessão Ordinária que aconteceu na Câmara Municipal de Salvador (CMS), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) denunciou a violência contra a imprensa livre, essa que tem sido constantemente atacada pelo governo Bolsonaro. Na oportunidade, as Pretas abordaram também sobre as preocupantes chuvas no Sul da Bahia e o estado de calamidade na saúde do munícipio de Salvador.
A co-vereadora da mandata, Laina Crisostomo, denunciou o atual governo Bolsonaro e seus constantes ataques aos jornaliatas, que tem tido seu direito a fala e a liberdade da comunicação infringidos. Ainda neste último domingo (12), a jornalista Camila Marinho da TV Bahia, sofreu um golpe de ‘Mata Leão’ durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a Itamaraju (BA).
“Um caso absurdo de violência aos vários companheiros do jornalismo, mas especialmente Camila Marinho que sofreu violência física e foi brutalmente violentada pela equipe do presidente Bolsonaro que não tem nada de popular. Ele é genocida, perverso e violento e é ele quem prossegue um projeto político genocida, não só da população de mulheres, da população LGBT, do povo negro, mas de todas as minorias. Ele é o verdadeiro violador da constituição, violador dos direitos humanos”, disse a parlamentar durante a sua fala em púlpito.
A Sessão também foi uma oportunidade da mandata destacar sobre o oportunismo utilizado pelo presidente mediante a uma situação alarmante em relação as fortes chuvas no Sul e extremo Sul da Bahia. “Não é só pensar em solidariedade com doação e oportunismo como ele fez, mas é pensar em política pública que faça um processo de prevenção e cuidado com as pessoas. Desde o início do governo dele e desde o início do golpe misógino de Dilma, se segue uma política de lucro e de não investimentos nas pessoas e no seu bem-estar. Então, quando isso acontece é óbvio que a vida das pessoas não é privilegiada, mas sim brutalmente violentada com os não acessos”, disse Laina.
As Pretas Por Salvador tem consolidado seu mandato visando as pautas sociais de inclusão, acesso, igualdade e garantia de direitos. Mediante ao cenário atual de Salvador, de crise na saúde, surto de gripe e ausência de testes para COVID-19 nas unidades de saúde, Laina pontuou ainda sobre a negligência do governo com essas calamidades. “Existe uma crise sanitária em Salvador, enquanto se debate se vai ter carnaval ou não. A gente está tendo dificuldade para fazer o teste da COVID. Não estamos conseguindo ter acesso a saúde nas UPAS e nas unidades básicas de saúde as pessoas estão enfileiradas na porta, deitando, dormindo na porta pra poder garantir acesso a saúde. Precisamos pensar no bem-estar das pessoas, antes de pensar em mega evento, em shows, pensar na vida antes do lucro”, reforçou.
Na oportunidade a co-vereadora também lamentou por mais uma vez o adiamento da votação do Plano da Cultura e Plano da Infância e Juventude, que agora está prevista para acontecer na manhã nesta próxima quarta-feira (15) na CMS. “Eu espero verdadeiramente que essa casa, na próxima quarta, atendendo o movimento social e a diversidade que tem nessa cidade, possa aprovar o Plano de Cultura e o Plano de Infância e Juventude sem segregação, com inclusão e com reparação histórica”, finalizou ela.

Categorias: Notícias