Representando uma conquista histórica para Bahia, a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) é a primeira eleita do estado. Completando um ano de mandato, nesta última quinta-feira(16), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução que permite incluir nas urnas eletrônicas os nomes dos chamados coletivos nas eleições do ano que vem, firmando uma grande vitória para a Frente Nacional de Mandatos e Mandatas Coletivas que já contabilizam 23 mandatos nesse formato em todo Brasil.
Candidaturas coletivas não estão previstas em lei e exigem um acordo informal entre os integrantes. Conforme o TSE, nas eleições de 2022, o nome do candidato continuará aparecendo na urna, mas poderá ser acompanhado do nome do coletivo que o apoia. A atuação de mandatos coletivos têm se multiplicado, e ganhado cada vez mais força política, sendo a maioria deles, eleitos pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). As candidaturas têm sido vistas como inovadoras e apoiadas a uma perspectiva de mudanças na política brasileira.
Compostas pelas co-vereadoras Laina Crisóstomo, Cleide Coutinho e Gleide Davis, a mandata coletiva Pretas Por Salvador é oficialmente reconhecida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e tem realizado diversas ações que evidenciam para população os inúmeros resultados em razão das decisões coletivas. Embora esta modalidade ainda não seja regulamentada pelo TSE, As Pretas celebraram mais essa conquista, que garante mais direito e visibilidade aos coletivos.

Categorias: Notícias