Ainda nesta quarta-feira(29) a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), visitou a cidade de Ilhéus(BA) para prestar solidariedade e ajuda as famílias prejudicadas pelas fortes chuvas na região. Em decorrência dos deslizamentos e alagamentos, a população local foi fortemente afetada, e a cidade ainda se encontra em estado de alerta.
Na figura da mandata, a co-vereadora Laina Crisostomo percorreu por vários locais de Ilhéus, inclusive o distrito da zona rural Banco do Pedro, onde fica localizado o terreiro Ylê Axé Odé Omi Ewa, do qual é filha e está em área brutalmente atingida pelas fortes chuvas.
”A gente veio, pegando essa estrada e vendo como foi o estrago dessas últimas chuvas, dessa enchente que acometeu a Bahia, mas que para além disso, é um movimento climático, de destruição ambiental e a gente precisa fazer um debate sobre isso e pensar políticas públicas. Mas hoje precisamos pensar na perspectiva emergencial, as pessoas estão com fome, perderam tudo nas suas casas”, citou a parlamentar.
As Pretas tem usado suas redes sociais para exigir do Estado políticas públicas para as cidades, assim como também apoiar as inciativas em prol dessa causa. Na ocasião, destacaram a ação de solidariedade prestada pelo coletivo de mulheres atuantes em Ilhéus e Itabuna, a Sementes de Marielle que junto a dirigente nacional do PSOL, Bernadete Souza arrecadaram e distribuíram cestas básicas, utensílios domésticos, colchonetes e outros materiais para essa população.
” Estamos visitando as cidades e vendo de que forma podemos cada vez mais potencializar essas ações e fortalecer essas mulheres e essas lideranças que mesmo sendo papel do estado, tem feito seu trabalho pelo enfrentamento as desigualdades e garantindo que as pessoas tenham minimamente acesso a alimento, renda, recursos e a vida, porque é isso que a gente tem debatido especialmente nesse final de ano. Foi um desastre, uma catástrofe e a gente segue denunciando esses absurdos, mas também se juntando a essa corrente do bem de fortalecer outras pessoas, essas que estão passando fome e necessidade”, disse Laina.