A co-vereadora Laina Crisóstomo da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) foi indicada ao Prêmio Baianos 2021 na categoria ‘Arte e Cultura’. Promovido pelo Jornal Correio, a segunda edição do concurso traz as grandes personalidades ou coletivos que tiveram destaque durante o ano em categorias variadas. A votação foi aberta para o público nesta quarta-feira (05) e encerra às 15h de sexta (07).
Com muita autenticidade e enfrentamentos a partir de suas próprias vivências, Laina, juntamente com a atuação das Pretas Por Salvador, garantiu inúmeras vitórias na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Ainda em dezembro de 2021, lutou pela aprovação do Plano Municipal de Cultura, especialmente com a inclusão da cultura LGBTQIAP+, promovendo um forte debate que ganhou proporção nacional. Sendo a única parlamentar LGBT assumida na CMS, sua voz e posicionamentos foram cruciais para essa conquista que representa a tantos.
Representante de diversas lutas e causas sociais, Laina é advogada feminista, lésbica, candomblecista, gorda, mãe, antiproibicionista e fundadora da ONG ‘TamoJuntas’. Desenvolvendo um papel fundamental para sociedade, tem organizado ações que garantam o acesso de todos a cidade, assegurando que seus direitos sejam reconhecidos. Junto a mandata, ela organizou um protesto contra a aprovação da PL 305 que incluiu a privatização de locais históricos e que fazem parte da cultura de Salvador.
O projeto, que une cinema a ação social em comunidades de Salvador, além de Laina, tem como indicados ao prêmio, o ator e cineasta Wagner Moura e o produtor cultural Rowney Scott.

Categorias: Notícias