Aconteceu, nesta sexta-feira (04/02), a primeira reunião do ano de 2022, do movimento 8M, movimento que inspiradas na Greve Geral das Mulheres em 2017 ocupou as ruas de todo o mundo no Dia Internacional das Mulheres.
Desde então, o movimento 8M tem construído um espaço de acolhimento e fortalecimento para as mulheres e atua como uma grande rede de apoio, que traz a perspectiva feminina para o centro de todos os debates. Esse é um um movimento de luta pela desconstrução de uma estrutura racista e machista existente em todo mundo.
Na reunião, que aconteceu na noite da ultima sexta-feira (04/02/22) em formato virtual, falou-se sobre o atual governo Bolsonaro, que tem atacado as mulheres em diversos âmbitos, inclusive o da política e, foi nessa perspectiva que o diálogo abordou a importância de continuar conscientizando a população durante todo esse ano, principalmente por ser um ano eleitoral.
A reunião contou com a participação de diversas representantes e defensoras de diferentes causas sociais, com a finalidade de garantir que mais mulheres estejam a frente de políticas públicas e que tenham mais visibilidade e protagonismo. A co vereadora Cleide Coutinho da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) participou do encontro.