A mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) participou de mais uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), com o objetivo de denunciar o desmonte que tem acontecido na Educação de Salvador e cobrar melhorias para os profissionais desta categoria. O ato aconteceu na Praça Cayrú, no Comércio, na manhã desta terça-feira (08/02).

A jornada de luta tem contado com diversos protestos que reforçam a insatisfação dos educadores com as medidas adotas pelo secretário da Secretaria Municipal da Educação de Salvador- SMED, Marcelo Oliveira, incluindo o fechamento de 44 instituições que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA); diversos problemas estruturais nas escolas e a retirada dos profissionais de Artes e Educação Física do Ensino Fundamental 1.  A co-vereadora da mandata, Cleide Coutinho, relacionou o desmonte na educação ao racismo que assola a população da cidade.  

“A nossa população negra está morrendo porque o racismo tem saído cada dia mais do armário e esse desmonte na educação, é uma forma de racismo também, porque quando atinge o EJA, atinge jovens negros e a população negra que tem toda dificuldade de acessar a escola pública. Precisamos ficar atentos a essas atitudes e comportamentos para não deixar passar”, destacou ela.

A mandata tem atuando incessantemente em defesa de uma educação de qualidade para todos, assim como por políticas públicas que garantam o direito dessa categoria. A parlamentar também salientou a importância desses enfrentamentos continuarem acontecendo e denunciou as notícias falsas divulgadas pelo atual prefeito Bruno Reis (DEM).

“Hoje é mais um dia de luta junto aos professores. Nós apoiamos essa categoria de resistência e luta e fazemos questão de colocar o nosso mandato à disposição para ouvir e garantir que essa categoria tenha o apoio necessário. Foram expostas aqui as Fake News inventadas pelo prefeito Bruno Reis, que não é pra menos já que ele é aliado do Governo Federal de Bolsonaro que é o rei das Fake News.  Ele segue fazendo o mesmo aqui no município de Salvador”, enfatizou Cleide.

Categorias: Notícias