Na noite desta quinta-feira (03/03), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) participou de um debate organizado pelo Odara- Instituto da Mulher Negra, a Articulação De Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) e a Rede de Mulheres Negras do Nordeste, para tratar do tema: ‘Mulheres Negras e Eleições: Conjuntura e Desafios’.

Estando em sua 4ª edição, a transmissão faz parte das ações da Agenda Coletiva do Março de Lutas, organizado pelo Odara Instituto, que reafirma a representação de um período simbólico e de resistência de mulheres negras no protagonismo histórico da luta política coletiva. O encontro reuniu mulheres de diversas partes do país, que debateram pautas fortes e necessárias, sobretudo neste ano eleitoral, onde existe a carência de mulheres ocupando esses espaços de poder.

Representando As Pretas, coletivo composto por três mulheres negras, a co-vereadora Laina Crisóstomo, contou as dificuldades enfrentadas diariamente, os atos constantes de violência política de gênero, assim como a necessidade de construir um novo cenário político, representativo, coletivo e de inclusão.

“Acho que essa é a grande questão, é você pensar que o espaço da política que não precisa ser solitário, muito menos egoísta. É sobre democratizar a ocupação do poder, mas acima de tudo trazer o processo da equidade nos debates, nos diálogos e na construção de outras pautas”, mencionou a parlamentar.

Mesmo após 90 anos da conquista do voto feminino, as mulheres seguem fazendo o enfrentamento para serem reconhecidas nos espaços políticos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020, 52,50% dos eleitores eram mulheres, mas elas representaram apenas 15% dos que conquistaram mandatos. Laina, fomentou sua fala, encorajando o público feminino a seguirem lutando pela ocupação desses espaços.

“A gente, mulher preta, não se candidata para rivalizar entre nós. Nós podemos e devemos ganhar todas juntas. Esse é o grande desafio”, disse.

Categorias: Notícias