Na manhã desta sexta-feira (04/03), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), participou do Seminário Municipal Marias em Movimento, que abordou o tema, ‘Políticas Públicas para Mulheres e População LGBTQI em Situação de Rua: O que queremos?’. Organizado pelo Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), o evento aconteceu no auditório da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina.

O seminário Marias em Movimento, tratou dessa pauta extremamente necessária, sobretudo em março, mês simbólico e representativo. Ouvindo representantes desta população e defensores da causa, o espaço promoveu ricos diálogos, onde também foram entregues uma carta com as demandas requeridas pelo movimento para as secretarias e a Frente Parlamentar Mista Maria Lucia.

Com uma abordagem potente e extremamente significativa, a co-vereadora das Pretas, Laina Crisóstomo, salientou como Salvador, denominada capital do desemprego, afeta a população em situação de rua e está diretamente ligada a gênero e raça. “Não dá para fazer um debate apenas sobre o desemprego, do acesso a unidade de acolhimento, sem fazer o recorte de raça e de gênero, não tem como. Os nossos corpos são políticos: eu, com esse corpo, chega ser impossível passar despercebida. Nossos corpos são políticos e nós não podemos mais aceitar violência, seja dos nossos companheiros, dos companheiros de partidos e movimentos, em nenhum espaço podemos ou devemos aceitar”, disse ela.

Ainda em seu discurso, Laina destacou a necessidade dessa população continuar sendo acolhida, colocando a mandata à disposição para continuar fazendo enfrentamentos que garantam a vida, liberdade e resistência. “Porque a nossa luta é para garantir que não só sobrevivamos, mas que a gente tenha direito a saúde mental, soberania alimentar e, acima de tudo, bem-viver”, concluiu a parlamentar.

Compondo a mesa 2, estiveram presentes, além da co-vereadora da mandata, Laina Crisóstomo; a vereadora Maria Marighella (PT/BA); o secretário na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE), Kiki Bispo; a secretária, na Secretaria da Reparação (SEMUR), Ivete Sacramento; a diretora da SEMPRE, Kelly Moraes; e representantes da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM).

Categorias: Notícias