Na tarde desta quinta-feira (17/03), o mandato coletivo Pretas Por Salvador (PSOL/BA), participou de uma Audiência Pública em defesa do fortalecimento da educação na rede pública municipal de Salvador. Promovida pela Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia, o encontro reuniu mais de 200 participantes que debateram sobre a atual condição de desmonte no ensino e na desvalorização profissional dos educadores.
As Pretas têm acompanhado e acolhido diversas demandas dos profissionais da educação e atuado pela qualidade de ensino da rede pública. No decorrer da Audiência, várias pautas foram discutidas, como o fechamento de 44 turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA); o corte no auxílio-alimentação dos professores; à substituição dos professores licenciados em Artes e Educação Física do ensino fundamental, por professores sem formação específica; o reajuste do piso salarial dos professores e entre outros temas.
Mostrando total disponibilidade na intermediação de medidas que solucionem os questionamentos, a assessora parlamentar da mandata, Sarah Farias abordou as questões orçamentárias que envolvem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). “ Nós temos uma previsão de orçamento para o EJA, que foi feita no final do ano passado, aprovada na Câmara e já sancionada pelo prefeito, mas que, com esse remanejamento, como esse dinheiro será direcionado no FUNDEB?”, questionou ela.
Durante a reunião, na busca por uma atuação efetiva da Secretaria Municipal da Educação (SMED), os profissionais presentes solicitaram um novo encontro, para que sejam apresentadas todas as pautas debatidas e reivindicadas, a fim de que haja uma solução para a categoria e qualidade do ensino.