Na tarde desta quarta-feira (16/03), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), participou de uma reunião com o secretário da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE), Kiki Bispo. No encontro, foram abordadas diversas pautas voltadas para população, entre elas, o desenvolvimento de melhorias para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
As Pretas, que haviam participado de uma reunião com a SEMPRE no último mês de fevereiro com a Frente Parlamentar Maria Lucia, destacaram diferentes temas que precisam da atuação da secretaria. Também participou da reunião a representante da economia solidária, Dina Lopez, que trouxe a necessidade de mais espaços para a comercialização de artesanatos. Além dessa pauta, a mandata dialogou sobre a convocação do cadastro de reserva de concursados para o CRAS e CREAS; o atendimento Renda Brasil em Mussurunga; restaurantes populares; o parecer sobre Cadúnico, que tinha sido solicitado via ofício e entre outros.
Na luta pelo fortalecimento do CRAS, CREAS e Centros Pop, a co-vereadora Laina Crisóstomo, que também é fundadora da ONG ‘Tamos Juntas’, pontuou a importância do funcionamento dos equipamentos de Assistência Social. “Como houve o interesse, por exemplo, de abrir o Shopping rapidamente, mas o CRAS e CREAS ficavam naquele processo né, na dificuldade, por exemplo, das pessoas terem acesso ao próprio cadastro Salvador por Todos”, questionou ela.
A mandata considerou o diálogo produtivo e extremamente necessário para que a população seja atendida de maneira integral, conversaram inclusive, acerca da realização de uma Audiência Pública sobre envenenamento e fome.