Na tarde desta quarta-feira (23/03), durante Sessão Ordinária que aconteceu na Câmara Municipal de Salvador (CMS), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) celebrou a decisão da Promotora de Justiça do Estado da Bahia, Dra. Lívia Sant’Anna Vaz, em recomendar que à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (SEINFRA) suspenda, imediatamente, a obra de urbanização denominada de “Monte Santo”, nas Dunas do Abaeté, em Itapuã.
Desde fevereiro, As Pretas têm denunciado o projeto instituído pela prefeitura Municipal de Salvador, que visa a urbanização das Dunas do Abaeté. Atuando em defesa da preservação do espaço ancestral, o coletivo realizou ações que evidenciam as irregularidades presentes na obra, ainda nesta última quinta-feira (17/03), participaram de uma reunião com o Ministério Público (MP), onde foi tratado do racismo religioso presente no projeto. No púlpito, a co-vereadora Laina Crisóstomo ressaltou mais essa vitória da mandata, responsável inclusive, pela representação junto ao MP e movimentos sociais que gerou a recomendação da suspensão.

“Estamos muito felizes com essa decisão, e ela é uma vitória não só para o povo de santo de Salvador, mas para o povo que luta pelo meio ambiente não degradável, que luta pelas Dunas do Abaeté, pela comunidade de Itapuã e que luta pela transparência e pelo acesso à informação. Tem que ter consulta pública, tem que ter Audiência Pública, escuta da comunidade, e sim, se o estado é laico, a gente precisa continuar combatendo que os espaços sejam sagrados para apenas uma religião. O Abaeté é coletivo, é ancestral e é nosso!”, comemorou ela.

No decorrer da sessão, Laina também celebrou a aprovação de onze requerimentos que contemplam pautas de extrema importância e representatividade para a sociedade. Entre os temas que serão tratados estão: o “Orgulho LGBT”, o “Sancionamento da Lei Maria da Penha” e a “Legalização e Descriminalização do Aborto”.

“Acho que isso tem a ver com o processo do que a gente tem construído nessa casa, de pluralidade, de diversidade”, afirmou a parlamentar.

Categorias: Notícias