Na tarde desta quarta-feira (20/04), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), articulou em conjunto com Associação de Mulheres da Timbalada (AMT) uma roda de conversa com o Presidente Nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Juliano Medeiros. O encontro aconteceu na Sede da Associação, a fim de discutir a importância da ocupação de mulheres nos espaços de poder e o dos movimentos sociais na construção de uma nova política que seja feminista, anti racista e anti LGBTfobica.
Dando seguimento a agenda nacional de visitas às capitais do Brasil, Juliano Medeiros, conheceu a comunidade Timbalada e participou de um bate papo potente sobre a importante atuação dessas mulheres nas organizações e na necessidade de serem protagonistas também nos espaços de poder. Durante o encontro a co-vereadora da mandata e ex-moradora da comunidade, Laina Crisóstomo ressaltou a construção de um partido que acolha as mulheres, a periferia e os espaços populares.
“Nós estamos muito honradas, não só pela existência da Associação, porque eu acho que essa existência faz parte desse processo de luta, que é uma luta contínua, luta em favor da vida das mulheres, uma luta cotidiana. Então, enfim, a fala de Juliano traz muito da perspectiva do que a gente tem feito no PSOL para garantir que mais mulheres ocupem os espaços da política, apesar do machismo estar extremamente enraizado em todos os espaços”, discursou ela.
Proporcionado um espaço potente de muito diálogo e escuta, a roda de conversa reuniu mulheres atuantes em movimentos sociais e integrantes da AMT, que puderam falar sobre suas vivências e expectativas enquanto mulheres que lutam pela garantia de acesso a seus direitos. Além da mandata das Pretas e do presidente Juliano, estiveram presentes moradoras da comunidade; a Presidente da AMT, Josy Chagas; a membra da executiva Estadual do PSOL-BA e coordenadora política das Pretas, Eline Matos; a Yalorixá, Membra do Diretório Nacional do PSOL e integrante do Coletivo de Mulheres Sementes de Marielle de Ilhéus, Bernadete Souza; a tesoureira da AMT, Jeane Chagas; as representantes da ONG Tamo Juntas, Michele Brito e Isabella Pedreira; a executiva nacional do PSOL, Paula Coradi; as representantes do Movimento Nacional na Luta por Moradia (MNLM), Ruilles Souza e Ednaiara Rosario e as integrantes da AMT.