Debatendo o tema ‘Semear Igualdade de Gênero’, o Seminário Nacional das Mulheres do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, em São Paulo. A co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), Laina Crisóstomo, participou de ambos os encontros que reuniram mulheres parlamentares e pré candidatas do Psol de todo o país, que atuam diariamente por equidade de gênero, contra o racismo, contra a LGBTfobia e que estão na linha de frente no enfrentamento ao Bolsonarismo.
Iniciando na sexta-feira (20/05), o evento foi organizado conjuntamente pelo Setorial Nacional de mulheres do PSOL e do Grupo de Trabalho, responsável pela redação do eixo de políticas para mulheres (GT Mulheres) da plataforma Direito ao Futuro, o programa que as candidaturas do PSOL apresentarão nestas eleições de 2022. O primeiro dia de programação contou com Lançamento da plataforma de programa feminista para as eleições de 2022, seguido de saudação das parlamentares federais e representantes de movimentos sociais. Com um discurso emocionante, Laina ressaltou as inúmeras dificuldades de se fazer política no país que não garante acesso às mulheres.
“Estar parlamentar não é fácil e ser parlamentar de luta, de enfrentamentos no estado com a maioria que aparentemente é de esquerda, mas que todos os dias nos mostra os enfrentamentos que precisamos fazer para que não haja mais corpos pretos que tombem, para que não haja mais mulheres que morram. Fazer política no Brasil não é para amadoras e nós estamos aqui nesta sala, neste teatro, neste espaço mostrando que a gente não veio fazer política só, que a gente não faz política só e que a gente tem projeto político de Brasil”, disse ela.