Neste domingo (22/05), as co vereadoras Laina Crisóstomo e Cleide Coutinho , realizaram uma visita à cidade de Inhambupe (BA), para uma agenda que objetivou debater o Direito das Mulheres e suas inúmeras temáticas, seja no  acesso a direitos, a ocupação de espaços de poder, na busca pela equidade, pelo fim dos diversos tipos de violência contra mulher e entre outros.
 
Iniciando a agenda na Rádio Comunitária Inhambupe FM, as co-vereadoras Laina Crisóstomo e Cleide Coutinho concederam uma entrevista memorável debatendo o direito das mulheres nos diversos espaços, especialmente no âmbito político, onde o público feminino ocupa apenas cerca de 15% nos assentos Legislativos do Brasil.

 “Dialogar sobre o direito das mulheres tem início, mas não tem fim. Na verdade, são várias as temáticas que a gente vai envolver e, debater direito das mulheres, para nós que somos parlamentares na Câmara Municipal de Salvador, é muito importante que a gente trate de algo que é muito forte, que é participação das mulheres na política, mais mulheres na política, porque a gente sabe que para construir as mulheres precisam ocupar seus lugares de fala, precisam fazer luta”, disse Laina.

 “Para nós, esse debate é muito caro.  A gente constrói do nosso lugar de fala, fazendo esses enfrentamentos cotidianamente, estamos saindo de mais de dois anos de pandemia onde o registro de violência contra a mulher tem diminuído, mas as agressões têm aumentado, precisamos dialogar sobre isso com essas mulheres, debatendo seus lugares de fala nos espaços políticos. A mulher tem o direito de estar onde ela quiser, e a gente vem fazendo construções desses debates, fortalecendo essas mulheres e é isso que viemos fazer em Inhambupe, fortalecê-las para que criem coragem em se colocar nesses espaços e ser o que elas quiserem ser”, destacou Cleide.

A construção da roda de conversa foi uma iniciativa da Assessora Parlamentar e membra da diretoria da ONG Tamo Juntas, Rose Oliveira, que mobilizou a comunidade de Saguim, para um encontro de muita troca e conscientização sobre esse tema que precisa ser discutido constantemente, que é o Direito das Mulheres. Reunindo mulheres de diferentes partes de Inhambuepe, os diálogos abordaram pautas diversas, trazidas a partir da suas próprias vivências e na luta diária por esses direitos.

Categorias: Notícias