Na manhã da quarta-feira (08/06), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), também na condição de Procuradoria Parlamentar da Mulher da Câmara, participou do lançamento do livro ‘Protocolo do Feminicídio na Bahia’, da Coleção Respeita As Mina, Selo Editorial de iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O evento aconteceu às 10h, no Saguão Nestor Duarte da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
A Coleção visa possibilitar a publicação de teses, dissertações, coletâneas de artigos, estudos e outros documentos com temáticas relacionadas às questões feministas e de gênero. A primeira publicação da Coleção é o Protocolo do Feminicídio, documento que reúne as diretrizes para a prevenção, investigação e julgamento deste crime, e, que tem como objetivo padronizar procedimentos e condutas para dar celeridade e efetividade na proteção às mulheres em situação de violência.
A secretária de políticas para as mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, discursou no evento acerca da importância das organizações como a Tamo Juntas, ONG que a co-vereadora das Pretas, Laina Crisóstomo é fundadora, e que atende e acolhe as mulheres que são vítimas de violência. No encontro também foi ressaltado a importância das mulheres na política brasileira, abordando ainda, as possibilidades que este selo editorial traz.
Durante o lançamento, ficou acordado duas publicações por ano, trazendo sempre a narrativa feminina, e na busca incessante pelos direitos das mulheres. Para maiores informações sobre onde serão distribuídas a publicação acesse o site da SPM Bahia: http://www.mulheres.ba.gov.br/