Durante o Lançamento e formação das Pré-Candidaturas feministas das mulheres do partido na Bahia, que teve início no sábado (11/06), a co-vereadora da mandata coletiva Pretas por Salvador (PSOL/BA), Laina Crisóstomo, anunciou a sua pré-candidatura ao cargo de Deputada Federal nas eleições 2022.
O evento, que realizou-se voltado às mulheres que desejam assumir a tarefa de disputar as eleições em 2022, aconteceu na cidade de Salvador, entre os dias 11 e 12 de Junho, foi organizado pelo Setorial de Mulheres do PSOL/BA, contando inclusive, com a presença de inúmeras representantes feministas do partido e das pré-candidatas que pretendem ocupar espaços legislativos. O anúncio de Laina, ao cargo reafirma a continuação de uma trajetória política pautada em defesa da população, inclusão e acesso a direitos.
Pautas como LGBTFobia, direito das mulheres, racismo religioso, maternidade, direito ao aborto e legalização das drogas, são algumas das principais frentes de atuação de Laina, ela que além de co-vereadora eleita na primeira mandata coletiva da Bahia e fundadora da ONG Tamo Juntas, é Advogada feminista, lésbica, candomblecista, gorda, mãe e antiproibicionista. Firmando projetos políticos com conquistas significativas, a parlamentar também fez história em 2018, quando concorreu ao cargo de deputada federal e contabilizou a marca de mais votada do partido, com 13.855 votos.
Destaque dentro e fora do âmbito institucional, Laina têm revolucionado a forma de fazer política em Salvador, referência em diversas pautas, tem sido reconhecida nacionalmente por sua atuação incessante em defesa da população, ainda em dezembro de 2021 foi indicada ao Prêmio Baianos 2021 na categoria ‘Arte e Cultura’, consequência da sua árdua atuação pela aprovação do Plano Municipal de Cultura, especialmente com a inclusão da cultura LGBTQIAP+, e responsável pelos fortes debates no Púlpito da Câmara.
Em 2022, o reconhecimento no enfrentamento diário pela garantia dos direitos das mulheres e em defesa das pautas feministas, proporcionou mais uma premiação, desta vez o prêmio ‘Amabília Almeida de visibilidade feminina 2022’, sendo ainda nomeada ao cargo de Procuradora Parlamentar da Mulher na CMS.