Com visita de Lula, o coletivo também participou de ato na Lapinha e do lançamento das pré-candidaturas majoritárias do PSOL

Neste dois de Julho, dia em que se comemora a Independência do Brasil na Bahia, a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL) esteve nas ruas da capital para uma agenda agitada, que iniciou às 7h da manhã com um ato no Largo da Lapinha, dando sequência para tão esperada visita do candidato à presidência, Lula e logo após a feijoada de lançamento das pré-candidaturas majoritárias pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Depois do hiato de dois anos sem festejar o Dois de Julho, festa popular que possui muita simbologia e representatividade para os baianos, as Pretas estiveram no Largo da Lapinha junto com centenas de pessoas para celebrar a vitória dos brasileiros na guerra travada na então província da Bahia, afinal, foi nos territórios baianos que a luta pela democracia se deu, e consolidou-se a separação política do Brasil de Portugal. Presente no ato, a co-vereadora Laina Crisóstomo ressaltou a importância das mulheres na conquista da independência, bem como a necessidade da união para derrubar o atual presidente, Jair Bolsonaro.

“O 2 de julho é uma data histórica, uma data de resistência do povo baiano que efetivou a Independência do Brasil que foi na Bahia, óbvio, porque tudo começa aqui. Essa data também é marcada pela resistência preta e feminista, que mostra várias heroínas que nos deram e nos garantiram a Independência, a exemplo de Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa que tanto nos inspira para seguir na luta, através delas e das forças delas, das caboclas dos nossos ancestrais nós vamos derrubar Bolsonaro e o Bolsonarismo”, disse ela.

Nesta mesma data, que compreende uma conquista histórica na luta pela democracia, os soteropolitanos foram agraciados pela presença do pré-candidato à presidência do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Reunindo grandes representantes e apoiadores de Lula, a Arena Fonte Nova foi tomada pela junção de vozes que exigem um basta da atual gestão de Jair Bolsonaro, responsável por ações que resultaram em consequências drásticas para o país, a exemplo, dos altos índices de desemprego, a fome e carestia exorbitante nos alimentos, no gás e combustíveis, além das mais de 600 mil mortes causadas pelo COVID. Marcando presença no evento, a co-vereadora Cleide Coutinho que também é dirigente do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), foi uma das convidadas para estarem no palco ao lado de Lula.

“É com muita honra e muita satisfação que eu estou aqui hoje na Arena Fonte Nova, neste dois de julho para receber o nosso futuro presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Vamos em frente com muita garra e muita luta”, relatou Cleide.

Em apoio às pré-candidaturas de Tâmara Azevedo ao Senado e de Kleber Rosa ao Governo, o coletivo também esteve na feijoada de lançamento das pré-candidaturas da chapa majoritária do PSOL Bahia. O evento representa a unidade de um partido que luta pelo melhor do Brasil, buscando alternativas que de fato construam uma nova realidade, sendo extremamente opostas ao atual cenário político do país.

Categorias: Notícias