Sendo apoiadas pela organização Coalizão Negra Por Direitos, as co-vereadoras da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), Laina Crisóstomo e Cleide Coutinho, estiveram presentes no lançamento dos Comitês Antirracistas da Bahia, que aconteceu em Salvador, na tarde desta sexta-feira (14/07).

Apresentando as pré candidaturas negras reconhecidas e apoiadas pelas organizações do Movimento Negro e do Movimento de Mulheres Negras que integram a Coalizão Negra Por Diretos, o Lançamento dos Comitês Antirracistas da Bahia, nosso Quilombo nos Parlamentos, tem se consolidado como marco nas eleições 2022, na luta contra o racismo e em defesa de que caditados negros realmente comprometidos com a luta contra o racismo ocupem espaços no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas.

Tendo uma trajetória política pautada em defesa da população negra, Laina Crisóstomo, que está sendo apoiada como pré-candidata a deputada federal, se destacou e vem se destacando dentro e fora do âmbito institucional, pautando uma nova forma de fazer política, com afeto, escuta e enfrentamentos diários a um sistema racista, machista e misógino.

“Estamos aqui também fazendo luta por uma iniciativa potente que é ‘Eu voto em negra’, que já existe há algum tempo e que tem acompanhado, apoiado e acolhido mulheres pré candidatas, mas também pensado numa perspectiva não só política e jurídica, mas também no acolhimento da saúde mental. Então, a gente precisa garantir que mais mulheres sejam candidatas, mais mulheres sejam eleitas, mas, acima de tudo, que essas mulheres tenham saúde mental, assim como condições físicas e psicológicas para continuar ocupando a política institucional, partidária e fazendo luta no movimento social “, ressaltou Laina.

O evento, que trouxe o tema ‘Quilombo nos Parlamentos’, foi idealizado pela Coalizão Negra Por Direitos, que reúne mais de 250 organizações lideradas por e para pessoas negras. Ressaltando as desigualdades que violam direitos através do racismo, da discriminação racial, da violência e do genocídio. O encontro ratifica a importância de garantir que a população negra tenha de fato a oportunidade de acessar todos os espaços, especialmente os de poder.

A co-vereadora Cleide Coutinho, que está à frente da pré candidatura coletiva à deputada estadual das Pretas pela Bahia, falou sobre a importância da realização do evento.

“As Pretas Pela Bahia é uma das treze pré candidaturas que a coalizão negra está apoiando nesse pré lançamento. Para a gente é muito importante o apoio dessas entidades porque vem com peso, vem com outro olhar e isso nunca nos foi possibilitado e agora várias entidades vem apoiando essas candidatas negras de mulheres. Para nós é muito importante esse apoio porque o acolhimento é sinal que não estamos sozinhas”, disse ela.

Apoiando mais de 100 pré candidaturas negras espalhadas em todo Brasil, na Bahia a Coalizão lançou nove pré candidaturas a deputados estaduais e quatro a deputados federais, sendo essas: Laina Crisóstomo (PSOL), Vilma Reis (PT), Marta Rodrigues (PT), Valmir Assunção (PT), e para ocuparem à Assembleia Legislativa da Bahia, os pré candidatos foram as Pretas pela Bahia (PSOL), Bernadete Souza (PSOL), Olívia Santana (PCdoB), Nega Van (PSOL), Lucinha Barbosa (PT), Jhonatas Monteiro (PSOL), Davidson Brito (PSOL), Silvio Humberto (PSB) e Eliete Paraguassu (PSOL).

Categorias: Notícias