Neste último sábado (16/07), a co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) e pré-candidata a deputada federal, Laina Crisóstomo, esteve em Irecê (BA) para a Assembleia Feminista do Território da cidade (AFETI). Organizado pelo Coletivo SOMOS Mulheres na Política, o encontro reuniu mulheres que ocupam diferentes espaços da sociedade para dialogar sobre as diversas formas de luta em defesa da vida.
 
O tema do encontro foi a “A Sororidade ainda é Poderosa!”. Marcando a cidade de Irecê com a primeira edição do evento, a Assembleia Feminista do Território de Irecê trouxe uma grade de programação diversa que contemplou roda de conversa e Grupos de Trabalho (GTs) que teve o propósito de alcançar todos os objetivos do encontro, assim como de promover a interdisciplinaridade das diferentes áreas do conhecimento. As pautas debatidas foram: ativismo nas redes sociais, rede de acolhimento, diálogos com as instituições de base e crianças feministas. Contribuindo para o fortalecimento desses espaços, Laina, que também é fundadora da ONG Tamo Juntas, falou sobre a necessidade de ampliar a rede de enfrentamento à violência contra mulher em diversos territórios, a fim de que se conectem e acolham cada vez mais mulheres.
 
 “Na verdade, o que a gente fez foi tentar mapear o que já existe de rede no município e no território para pensar alternativas de conexão, pensar no que tem no território e pensar como essa rede que já existe se fortaleça e se conecte é algo que é estruturante”, destacou ela.
  
A atividade também destacou o crescimento da violência contra a mulher, bem como a incidência do feminicídio no Território de Irecê. Também na condição de co-presidenta da Tamo Juntas, Letícia Ferreira ressaltou a importância da atuação da organização, bem como a de espaços que acolham, dialoguem e ouçam essas mulheres.
 
“A gente não quer, em nenhum momento, substituir o estado. A gente presta sim um serviço que em Salvador consegue se estruturar com equipes multidisciplinares de advogadas, psicólogas, assistente social, já em outros espaços não consegue se estruturar dessa forma, mas o importante é que a gente concebe nosso papel como fortalecimento de políticas da rede de enfrentamento, controle social dessas políticas e principalmente fazer a ponte das mulheres para esses serviços”, ressaltou Letícia.
 
Ainda em Irecê, Laina, também na condição de Procuradora Parlamentar da Mulher da Câmara Municipal de Salvador (CMS) visitou o centro de referência da Mulher, local que atende vinte e uma cidades do território.

Categorias: Notícias