Na noite desta segunda-feira (26/07) a co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) e pré-candidata a deputada federal, Laina Crisóstomo, foi femenageada com o prêmio Maria Felipa 2022. Em sua 13ª edição, a premiação aconteceu no Teatro Jorge Amado, na Pituba, se consolidando como uma das mais importantes honrarias concedidas a mulheres negras que se destacam na luta por direitos humanos e contra o racismo.
Coordenado pela vereadora Ireuda Silva (REPUBLICANOS), o evento também simboliza o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Estando entre as premiadas, Laina Crisóstomo se destaca por sua trajetória de luta em defesa das mulheres e da população negra, fundadora da ONG Tamo Juntas, instituição que atende mulheres em situação de violência em todo país, a parlamentar também foi nomeada neste ano de 2022, como Procuradora Parlamentar da Câmara Municipal de Salvador (CMS).
“Gostaria de dizer que esse prêmio tem a ver com algo que é muito forte, que é sobre aquilombamento, quando a gente se conhece, a gente se inspira e acaba tendo certeza de que não estamos sozinhas no mundo fazendo luta, e que a gente precisa cada vez mais conhecer outras mulheres pretas, se juntar a outras mulheres pretas e ocupar todos os espaços, não só na política, mas nas artes, na moda, na televisão, na comunicação e que a gente ocupe cada vez mais. Que a gente faça esse prêmio também de inspiração para uma nova política, para que sigamos entendendo que o nosso trabalho é reconhecido e é inspirador para outras pessoas. Obrigada, tamo juntas e esse prêmio é nosso, é de todas as mulheres pretas que fazem luta todos dias”, agradeceu Laina.
A premiação carrega o nome de Maria Felipa de Oliveira, uma marisqueira e pescadora que viveu na Ilha de Itaparica (BA), e, assim como Joana Angélica e Maria Quitéria, teve um papel fundamental na luta pela Independência da Bahia. Além de Laina, foram premiadas a modelo e digital influencer, Adriana Quintiliano; a empresária, Madá Negrif; a jornalista e apresentadora da Record TV, Salcy Lima; a advogada, Patrícia de Carvalho; a empresária, Carla Verena; a jornalista, Naiara Oliveira; a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Cleu; a procuradora-geral de Porto Seguro, Magaly de Souza Menez; a coordenadora de Infância e Juventude de Salvador, Dinsjani Pereira; a juíza criminal, Antônia Faleiros; a âncora da TV Band Brasil, Cynthia Martins; a jornalista, Ana Trindade; a empresária e trancista, Denise Melo; a cantora, Paula Sanffer; a jornalista, Lívia Calmon; a advogada, Yldene Martins; a embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia; apresentadora de TV, Vânia Dias; a empreendedora, Karine dos Santos; a advogada, Patricia e a empresária e chef de cozinha, Deliene Mota.