A candidata a deputada federal pelo PSOL, Laina Crisóstomo esteve em Ilhéus e Itabuna no sábado (30/07), para o lançamento do Comitê Antirracista da Bahia, idealizado pela Coalizão Negra Por Direitos. A iniciativa reafirma a luta contra o racismo e sai em defesa para que candidatos negros ocupem espaços no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas.
O apoio às candidaturas se iniciaram na Bahia com o lançamento do comitê antirracista em Salvador no dia 14 de julho, abordando o tema: ‘Quilombo nos Parlamentos’. O Comitê, organizado pela Coalizão Negra Por Direitos, reúne mais de 250 organizações lideradas por e para pessoas negras, na busca por um país que de fato exerça a igualdade. Os eventos também ressaltam o racismo que assola o Brasil, a discriminação racial, a violência e o genocídio da população negra, vítimas de um estado racista e letal.
Sendo uma das quatro candidaturas a disputar uma vaga no Congresso Nacional apoiadas pela Coalizão Negra na Bahia, Laina esteve presente em ambos os eventos, ressaltando a sua forma de fazer política em defesa da população negra. Co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL), a parlamentar têm firmado uma mandata de luta em defesa de pautas fundamentais para sociedade, além de presidir audiências que abordaram temas como: “14 de maio, o dia que nunca acabou”, a importância da Lei 10639 e 11645, realizou inúmeras ações pela vida do povo negro, incluindo manifestações e Projetos de Lei que assistam a população negra.
“A gente vai ocupar a política sendo macumbeira, preta, gorda, sapatão, mãe e que faz luta a partir de uma outra perspectiva. O Almafrica é escola, o Yle Axe Ode Omiewa é a minha escola, é a minha casa, é o meu território, o assentamento do Helder Câmara, o banco do Pedro, Ilhéus, é território de resistência que precisa nos ensinar todos os dias como fazer política, com afeto, com luta, com resistência e com ancestralidade. É assim que a gente vai ocupar a Câmara Federal, sim, no dia três de outubro”, discursou Laina.
Categorias: Notícias