A co vereadora e candidata a deputada federal pelo PSOL, Laina Crisóstomo, participou mais uma vez do lançamento do Comitê Antirracista da Bahia, desta vez em Feira de Santana (BA). O evento, que aconteceu na última sexta-feira (12/08), ratificou o enfrentamento contra o racismo e buscou fortalecer candidaturas negras, a fim de que o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas sejam, de fato, ocupadas por representantes da pauta que tenham um projeto político de nação.
Organizado pela Coalizão Negra Por Direitos, o Comitê apoia às candidaturas negras, mas também consolida uma forma de política em combate ao racismo no Brasil, a discriminação racial, a violência e o genocídio da população negra. Sendo uma das quatro candidaturas apoiadas na disputa a vaga na Câmara federal, Laina tem marcado presença em todos os lançamentos dos Comitês Antirracistas da Bahia, levando sua forma de fazer política a partir do afeto, acolhimento, inclusão e ancestralidade.
Também enquanto mulher negra, a parlamentar tem uma trajetória de luta em defesa dessa população, atuando no movimento social, e também na condição de co vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL) nos espaços legislativos. Em busca de ser a primeira mulher negra, baiana, a se eleger como deputada federal pelo PSOL, a parlamentar destacou a importância de aquilombar, empretecer e fazer da política um espaço diverso.
“Que a gente siga tendo toda a astúcia e a esperteza, mas acima de tudo a sabedoria de Oxalá para guerrear nessas eleições. Porque se eles vem com ódio, nós vamos com afeto, com amor, mas sem temer literalmente, porque nós somos frutos de um processo de muita resistência e luta. Então a gente precisa estar firme, mas a gente precisa estar junto, porque um alvo só é abatido muito facilmente. Então quando a gente se junta e se aquilomba, a gente faz com que as fileiras das trincheiras fiquem cada vez mais fortes e mais resistentes para poder fazer esse enfrentamento. Vamos derrotar Bolsonaro, vamos derrotar o bolsonarismo e eleger uma bancada preta potente”, disse Laina.