Na tarde da última sexta-feira (26/08), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) esteve presente na Ocupação Quilombo Paraíso, em Periperi, para o lançamento da Cartilha Incomode cujo o tema é o ‘Enfrentamento às Violências Perpetradas pelo Estado’. Reunindo crianças, jovens e adultos, o evento utilizou da arte para fazer resistência e lutar pela vida do povo negro.
 
O lançamento da cartilha aconteceu no Dia Estadual de Combate aos Homicídios e à Impunidade (26 de agosto), sendo também uma forma de luta e enfrentamento contra o racismo, sobretudo o extermínio da população negra. Apoiando a iniciativa do grupo, as Pretas marcaram presença no espaço unindo forças e reafirmando a importância do Incomode para a juventude periférica, bem como para a construção de um país justo e sem racismo. Vale destacar que segundo o Atlas, em 2019, 77% das vítimas de homicídios no Brasil foram pessoas negras, na Bahia, esse número chega a 94%. 
 
O evento também foi uma oportunidade para apresentar o coletivo, esse que mobiliza garotos e garotas das comunidades e escolas para articular através da arte, mobilizações, denúncias e diversas ações em defesa dessa população e da construção de políticas públicas que acolham a juventude negra. Integram o Coletivo Incomode grupos do movimento Hip Hop de Salvador, grêmios, coletivos artísticos e culturais, além de organizações dos movimentos sociais, movimento de luta por moradia e movimento negro, que atuam no território do Subúrbio Ferroviário.

Categorias: Notícias