A noite da última segunda-feira (29/08), dia da Visibilidade Lésbica, foi de muita celebração para a co vereadora e candidata a deputada federal pelo PSOL, Laina Crisóstomo, que lançou oficialmente sua campanha com a Inauguração do Comitê. O evento aconteceu na rua Oswaldo Cruz, localizada, no bairro Rio Vermelho, em frente ao Largo de Cira. A celebração garantiu uma programação com intervenção artística, apoio de candidatas, candidates e candidatos, parlamentares, organizações da sociedade civil e apoiadores.
A inauguração do Comitê foi um espaço de muita troca, mas também da reafirmação de uma trajetória potente em defesa dos direitos das minorias. Laina Crisóstomo é mulher negra, feminista, mãe, lésbica, antiproibicionista, candomblecista, gorda, advogada feminista, fundadora da ONG TamoJuntas e co-vereadora das Pretas Por Salvador (PSOL/BA), primeira mandata coletiva da Bahia. Disputando uma vaga para o Congresso Nacional, se eleita, será a primeira preta baiana do PSOL a assumir o cargo.
Na condição de co-vereadora, Laina tem feito história na Câmara Municipal de Salvador (CMS), nesses quase dois anos de mandata, apresentou 80 proposições legislativas entre projetos de lei e indicação, moções e requerimentos nas mais diversas áreas, como em defesa dos direitos das mulheres e de pessoas gordas e pelo enfrentamento a violência contra mulher e à intolerância religiosa, pelo direito à cidade, cultura, habitação e meio ambiente. O lançamento do Comitê foi também uma oportunidade de diálogo e de apresentar as propostas de campanha, vale destacar que a maior parte das propostas prometidas durante as eleições para vereadora foram cumpridas, reafirmando o mesmo compromisso quando assumir o congresso.