Na última sexta-feira (09/09) a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) esteve nas ruas para uma manifestação em defesa da Reserva Carijós, última área de Mata Atlântica, no Rio Vermelho. O ato, teve como principal objetivo denunciar a empreiteira contratada pela Prefeitura Municipal de Salvador que tem descumprido a recomendação do Ministério Público (MP/BA) e devastado o local.

De acordo com moradores da região, a empreiteira contratada pela Prefeitura da cidade segue descumprindo os acordos e desmatando a Reserva Carijós, realizando obras de contenção de encostas e retirando a vegetação da área. Imagens que circulam pela internet mostram o antes e depois do espaço que visivelmente tem sofrido mudanças, e consequentemente colocando em risco o meio ambiente e a vida de animais de diferentes espécies, a exemplo dos macacos, aves e gambás que são abrigados no local.

Os manifestantes alertam sobre a retirada das árvores e a expulsão dos animais dessa área que, além de estar sob proteção ambiental, é a última região de Mata Atlântica no Rio Vermelho. Iniciadas sem o devido estudo técnico e participação popular, as obras rompem todos os acordos que visam a preservação das áreas verdes. Apoiando as reivindicações, as Pretas anunciaram que irão encaminhar um ofício à Superintendência de Obras Públicas do Salvador (SUCOP) a fim de cobrar a fiscalização do órgão em relação ao descumprimento da empresa responsável pela obra.

Categorias: Notícias