Na noite da sexta-feira (23/09), a co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) e candidata a deputada federal, Laina Crisóstomo, recebeu o Prêmio Bumbá Diversidarte – Bixas Pretas Transformam – Ano 2022 entregue pela ONG Bumbá – Formação Artística, além de ser indicada na categoria de Representação Política, foi femenageada com o prêmio surpresa de Personalidade do Ano. O evento tem como objetivo valorizar as personalidades e iniciativas que tiveram como protagonistas pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Ao todo, são dez categorias que reafirmam a importância desses representantes atuando nas mais diversas áreas na luta por transformação, inclusão e direito à vida.

A noite de cerimônia esbanjou arte, beleza e total reconhecimento às pessoas que por muito tempo foram silenciadas e mortas pela LGBTFobia que acomete o país. As categorias para premiação foram divididas em: Atuação Social, Defesa de Direitos, Atuação Comunitária, Artes do Palco, Arte Drag, Webseries, Influencer Digital, Educação, Representação Política, Trans Ativismo, tendo ainda como surpresa da noite a 11º categoria que contemplou a Personalidade do Ano entregue a Laina.

Indicada também na categoria de Representação Política, a co-vereadora Laina Crisóstomo foi a primeira parlamentar assumidamente lésbica a assumir um cargo na Câmara Municipal de Salvador (CMS). A luta pela comunidade no âmbito legislativo inclui a defesa pela aprovação do Plano de Cultura LGBTQIAPN+ em Salvador, a realização de Audiências e Sessões que debateram temas pensando no desenvolvimento de políticas públicas para essas pessoas, a construção de Projetos de Lei e de Indicação que propuseram melhores condições e ações voltadas para esse público e outros. A partir das suas próprias vivências, Laina, que também está candidata a deputada federal, tem feito revolução e lutado pela inclusão desse público em todos os espaços, a exemplo do seu gabinete, o único que tem duas mulheres trans e onde a grande maioria se identifica como membro da comunidade.

“ A gente vai ocupar a política do jeito que a gente é. A gente vai ocupar o movimento social do jeito que a gente é. Vamos ocupar a psicologia, a arte, o movimento social, a comunicação como a gente é, sendo quem a gente é. A gente não quer mudar, pelo contrário, a gente quer é mudar a política, porque não cabe a gente daquele jeito, mas seguiremos arrombando as portas, arrombando as correntes porque a gente vai entrar naquele espaço pra fazer a diferença“, discursou ela.

A lista de premiados das noite inclui a Coordenadora da Casa de Acolhimento Marielle Franco, Sandra Muñoz; o Digital Influencer, Genilson Coutinho; o Psicólogo Social, Professor e Psicoterapeuta, Gabriel Teixeira; a ativista, Milena Passos; o jornalista e criador da primeira Webséries Gay do Brasil, Daniel Sena; o coletivo Mães do Arco-Íris; o Espetáculo Coisa de Viado; a Associação LGBTT Laleska D’Capri; a Performer, ativista LGBTQIAPN+, Apresentadora, Ator Transformista e Hosters, Saphyra Luzz. A noite de celebração fez jus a animação e orgulho de todes, que contou com uma programação cultural diversa e talentosa, reunindo os artistas drags Ferah Sunshine, Sissy Zeta Jones, Nola Crioula, Saphyra Luzz, Brendah Barbiere, a dançarina Faustina Piñeyrua, e um super show da DJ Bruxa Braba.

Categorias: Notícias