Os encontros reafirmaram o compromisso com o Povo de Santo e a luta por uma nova política de drogas
A candidata a deputada federal pelo PSOL, Laina Crisóstomo participou de uma agenda agitada no final de semana que antecedeu as eleições, após rodar diversas cidades do estado, a psolista que também é co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), reafirmou nesses encontros seu compromisso com o Povo de Santo, bem como a luta por uma nova política de drogas.
A agenda de sábado (24/09) contou também com a participação da candidata a deputada estadual, Bernadete Souza, que juntas iniciaram o dia no Terreiro D’Oxum Unzô Meám Kafun de Unzambe, onde foram recepcionadas pela Mãe Rita do Oxum para uma roda de conversa potente, dialogando especialmente sobre a construção de políticas públicas que respeite o Povo de Santo. A próxima parada foi no Terreiro Casa Branca, onde Laina esteve na composição da mesa da XX Feira de Saúde do local, que também é um espaço de articulação de integrantes do Fórum nacional Marielles e do movimento Eu Voto em Negra. Durante a tarde a candidata participou de uma passeata panfletagem, além de diálogo com moradoras de Lauro de Freitas (BA), apresentadas pela Yalorixa e liderança, Thiffany Odara.
“Nós precisamos construir dentro da política o xirê que nós fazemos todos os dias em nossas roças. É a partir dessa narrativa que nós, de axé, contamos a história a partir da nossa perspectiva”, publicou Laina em suas redes sociais.
No domingo (25/09), Laina desembarcou na Ilha da Misericórdia, em Itaparica (BA), para uma roda de conversa com café da manhã dialogando sobre o tema: ‘Política Diversa e Inclusiva que queremos construir’, o encontro ratifica uma nova forma de fazer política, pautada a partir da troca, do afeto, do compartilhamento de experiências e vivências, visando a retomada da democracia, ouvindo as necessidades da população e construindo no coletivo. O retorno para Salvador aconteceu durante a noite, quando a parlamentar foi recebida no Sativamente Club para mais uma roda de conversa, desta vez, dialogando sobre uma nova política de drogas. Também enquanto co-vereadora e antiproibicionista, essa é uma pauta que tem sido dialogada na mandata das Pretas, e já faz parte das propostas de campanha, caso seja eleita e ocupe uma vaga no Congresso Nacional.
“Lai é uma candidata a deputada federal de Salvador, ela representa e luta pelas direitos das mulheres, Negros e Negras, LGBT, Gordas e Gordos, Religião de matriz Africana. Ela é uma candidata que bota a cara para falar sobre maconha legal e o fim do falso combate ao tráfico das drogas que só e o genocídio das pessoas das comunidades”, publicou o estabelecimento em apoio à candidatura de Laina.