Na manhã desse último sábado (26/11), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) participou do mutirão da Organização Tamo Juntas em Salvador. O evento, que aconteceu no Calabar, reuniu diversas mulheres, promovendo atividades que tiveram como principal objetivo a reflexão sobre a violência, a criação de um espaço seguro para acolhimento e denúncia, a oferta de um atendimento individualizado com orientação jurídico-social, bem como a descentralização dos mutirões, garantindo mais inclusão nos atendimentos.
Os mutirões acontecem há alguns anos nos mais diferentes bairros e espaços de Salvador, igrejas, terreiros de candomblé, escolas e sede de associação de moradores já foram locais utilizados como sede para esses encontros. As atividades desse último evento incluíram, café da manhã comunitário, roda de conversa, dinâmicas recreativas para crianças, bazar solidário, oficina de marketing para empreendedoras e atendimento sócio jurídico.
Estando presente e apoiando a iniciativa, a co-veredora das Pretas e fundadora da Tamo Juntas, Laina Crisóstomo ratificou o compromisso da mandata em defesa da vida das mulheres, bem como a importância de organizações como essa que atendem mulheres em situação de violência em todo país, a partir de uma atuação voluntaria na assistência multidisciplinar, utilizando de princípios, posturas e práticas na perspectiva feminista, antirracista, anticapitalista, anti LGBTTFóbica.
“A manhã de sábado foi especial. Tivemos Mutirão da Tamo Juntas, organização feminista que atende mulheres em situação de violência fundada por mim em 2016, na comunidade do Calabar em parceria com o coletivo Mulheres de Fibra Calabar! Teve roda de conversa, atendimento, bazar, oficina de marketing e para fechar uma feijoada deliciosa”, destacou a co-vereadora, Laina Crisóstomo.