Na manhã dessa última segunda-feira (02/01), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) participou da Solenidade de Assunção dos Cargos da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. O evento, que aconteceu no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador (CMS), também consolidou as Pretas como líderes da bancada da Oposição para o ano de 2023 e o vereador Carlos Muniz como o mais novo Presidente da Casa.
A integração dos vereadores que assumem a nova Mesa Diretora implica diretamente no futuro legislativo da população, afinal os parlamentares passam exercer seus trabalhos com ainda mais responsabilidades e, dessa vez, com a democracia do país restabelecida com a posse do novo presidente assumindo a gestão do país. As Pretas ratificaram que a liderança na Oposição será para coletivizar o espaço.
Fazendo história na mais antiga Casa Legislativa do Brasil, além de ser a primeira mandata coletiva a assumir o cargo, essa é a primeira vez que o partido PSOL ocupa esse posto em Salvador, reafirmando a trajetória de luta das Pretas, que apenas nesses últimos dois anos colecionam conquistas promissoras, a exemplo da aprovação da emenda impositiva que destina o valor de 90 mil para a Implantação do Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, e os Projetos de Lei Morar Mulher e Não é Não.