A Mandata das Pretas por Salvador (PSOL/BA) vem por meio desta nota, repudiar a tentativa de atentado sofrido pela vice-presidente da Colômbia Francia Márquez, primeira mulher negra a ocupar o cargo do país. Segundo relato divulgado no Twitter, foram encontrados mais de 7 quilos de materiais explosivos na entrada da residência de sua família, povoado onde passou toda a infância.

Esse é mais um caso que ressoa racismo, violência política de gênero, machismo, que escancara a realidade cruel sofrida por mulheres que ocupam espaços de poder, os poucos que ainda são conquistados numa luta árdua por direitos. Essa não é uma ação isolada, em 2019, antes mesmo de assumir a vice-presidência, Francia foi alvo de um ataque com granadas e tiros de fuzil em decorrência do seu trabalho como ativista ambiental no departamento do Cauca. Outras tentativas foram executadas, e a vida dela segue correndo perigo.

Francia fez história ao integrar o primeiro governo de esquerda da história da Colômbia, tentando pôr fim no conflito armado presente há aproximadamente seis décadas no país. A narrativa se repete, eles não querem que mulheres fortes sejam protagonistas nos espaços de poder, que participem da tomada de decisões e garantam condições melhores às minorias.

Nós da mandata das Pretas, demonstramos total apoio a Francia Márquez e a todas as mulheres que são vítimas dessa sociedade hostil e opressora. Essa sempre será a nossa luta, por mais mulheres ocupando todos os espaços, especialmente os de poder.

Categorias: Notícias