Na terça-feira, 14 de março, data em que marca os cinco anos da morte de Marielle Franco e Anderson Gomes, será realizada, na Câmara Municipal de Salvador (CMS), a Sessão Especial “Justiça por Marielle”.
Fruto de uma construção coletiva entre a mandata das Pretas por Salvador (PSOL), mandata da vereadora licenciada e presidenta da FUNART, Maria Marighella , Setorial de Mulheres do PSOL/BA, mandata da vereadora Marta Rodrigues PT,Secretaria Estadual PV Mulher, Mulheres do Partido Social Democrático (PSD) Mulher , Elo Mulheres em Rede, Mulheres do Partido Socialista Brasileiro (PSB/BA), Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Bahia, e a Secretaria Estadual de Mulheres do PT/BA, a sessão especial será, além de uma femenagem à vereadora carioca e seu motorista, um ato político exigindo justiça pelo assassinato que até os dias atuais não teve desfecho. Antecedendo o evento, às 16h30 também terá um manifesto puxado pelas mesmas organizações em frente a Casa Legislativa.
Previsto para iniciar às 18h, o evento, que acontecerá pelo terceiro ano consecutivo, visa unir as vozes e relatos de diversas mulheres que exigem justiça pelo assassinato de Marielle Franco eleita em 2016 com cerca de 46 mil votos e morta violentamente em 2018. Considerada referência para mulheres, pretas, periféricas e da comunidade LGBTQIAP+, a parlamentar segue sendo um símbolo de luta e resistência na construção de uma sociedade justa e livre de violência e de opressões.
A Sessão que acontecerá no Plenário Cosme de Farias também será transmitida ao vivo pela TV e Rádio Cam e pelo Facebook da Câmara.