Nesta última quarta-feira (12/04) as co-vereadoras da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), Cleide Coutinho e Laina Crisóstomo dembarcaram em Brasília (DF) para o Encontro Nacional de Parlamentares Negras e Negros promovido pelos partidos da Frente Ampla que apoia o governo Lula.
Com representações partidárias da frente democrática que apoia o governo do atual presidente Lula, o evento reuniu cerca de 80 parlamentares negras e negros de todos os níveis da Federação dialogando e construindo ações coletivas de enfrentamento ao racismo, à violência política de gênero, e por mudanças nas estruturas que violentam corpos pretos na política e na vida cotidiana.
Para as Pretas o encontro foi considerado um dia de “luta, resistência e fortalecimento”. Durante os discursos a co-vereadora Cleide relatou a violência sofrida na Câmara de Salvador, destacando a importância de todos os partidos estarem alinhados com a luta, visto que a agressão partiu de um vereador do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
“Esse aquilombamento preto que a gente realiza hoje aqui é oxigênio para nossas lutas nos nossos territórios. E nós precisamos colocar isso para os nossos partidos, porque não adianta a gente dialogar entre nós, precisamos pontuar essa frente dentro dos nossos partidos porque no último dia três de abril eu fui violentamente agredida, foi agressão de gênero, foi racismo, machismo dentro daquela Câmara Municipal de Salvador que é a cidade mais preta fora de África”, disse Cleide.
A co-vereadora Laina também usou do seu momento de fala para ressaltar a importância dos mandatos coletivos no país, e as construções políticas que as Pretas têm fomentado na capital baiana.
”Não tem sido fácil corpos pretos ocuparem espaços de poder, os nossos corpos incomodam todos os dias e nós somos três corpos de mulheres negras diversas, mulheres gordas, com 40 tatuagens, advogada feminista popular, que faço luta pelo enfrentamento à violência contra mulher, Cleide que faz luta no movimento de moradia, mas acima de tudo o questionamento tem sido o que são mandatos coletivos e essa frente tem o papel fundamental de debater sobre a importância de mandatos coletivos como estratégia preta de ocupar os espaços de poder e não ocupar só”, destacou ela.
Além do encontro, as co-vereadoras participaram de uma reunião com a bancada negra do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na Câmara dos Deputados Federais de Brasília. Na oportunidade foi debatido a importância de organizar e alinhar a política interna do partido, para lidar com os enfrentamentos do próximo período.