A Procuradoria Parlamentar da Mulher na Câmara Municipal de Salvador (CMS), presidida pela mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) vem através desta nota manifestar total repúdio à exposição e agressões sofridas pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), mulher negra, presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que foi cercada e atacada por homens e mulheres após a sessão ordinária realizada em doze de junho deste ano.

Repudiamos veementemente os ataques praticados contra Ireuda, tais ações não condizem com nossos valores e lutas, para vivermos em democracia é necessário que aceitamos as opiniões contrárias às nossas. Queremos deixar claro que estamos unidas nessa causa, reforçando inclusive que é fundamental não generalizar e entender que os professores que estavam presentes na manifestação estavam reivindicando seus direitos, bem como os movimentos sociais têm autonomia para realizar manifestações por conta própria.

Esse caso para nós que recentemente fomos vítimas de violência política de gênero dentro da Câmara, nos conduz a refletir sobre como podemos combater, juntas, essa violência e garantir para todas nós segurança. Apesar das diferenças ideológicas e partidárias que podem existir, há uma coisa que não suportamos: a violência. Entendemos que o racismo e o machismo não são apenas meros “mimimis”, mas sim, causadores de danos irreparáveis, inclusive a perda de vidas e silenciamento das nossas vozes.

Reforçamos, portanto, a necessidade de um debate amplo e contínuo sobre como combater essas injustiças, garantir a segurança de todos e assegurar a autonomia dos movimentos sociais. Juntas, podemos construir uma sociedade mais justa e livre de violências.

Categorias: Notícias