Nessa quinta-feira (27), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) na figura da co-vereadora Cleide Coutinho esteve em uma reunião para discutir a criação do campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA) no bairro de Cajazeiras, em Salvador. O encontro reuniu diversos representantes, incluindo a Reitora do IFBA, Luzia Matos Mota, diretores de escolas da rede estadual do bairro, representantes de movimentos sociais e lideranças políticas.
A implementação visa sobretudo suprir as demandas educacionais no bairro de Cajazeiras, esse que é conhecido como o maior complexo habitacional do Brasil, abrigando uma população de aproximadamente 670 mil habitantes. Apesar de sua grande dimensão e população equivalente à de uma cidade, a região enfrenta diversos desafios, especialmente no âmbito educacional.
Cientes da importância da educação como pilar da sociedade e da transformação social, política e econômica, as Pretas se mobilizaram em apoio a implementação do campus do IFBA. Essa se tornou uma reivindicação fundamental, pois visa a expansão da educação de excelência para a formação de jovens e adultos em áreas que enfrentaram carências educacionais. A reunião se deu como uma oportunidade para o compartilhamento de ideias sobre a melhor forma de viabilizar esse projeto.