A mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) protocolou um Projeto de Lei que institui o dia 04 de julho como “Dia Municipal em Memória de Maria Felipa”. A fim de que o Projeto possa seguir em tramitação na Câmara Municipal de Salvador (CMS), as Pretas abriram uma Consulta Pública que está disponível para população até a próxima quarta-feira, dia 16 de agosto.

A proposta de instituir o “Dia Municipal em Memória de Maria Felipa” é uma manifestação de reconhecimento e homenagem a essa heroína, em grande parte esquecida pela história brasileira. Nesse contexto, a Mandata das Pretas destaca a importância deste projeto, para o fomento e preservação da memória de Maria Felipa, além de fortalecer a aplicação da Lei 10.639/03.

Entre as justificativas para a criação da Lei, a mandata também considerou o papel vital de Maria Felipa em defesa da independência da Bahia durante a guerra de 1823. A data proposta, 4 de julho, coincide com o dia da morte dessa proeminente figura histórica, que reflete a luta e a resistência das mulheres negras no Brasil.

“Necessário se faz honrar essa heroína, que foi tão importante para a história do povo brasileiro, símbolo de resistência e coragem do território baiano, com tamanha representatividade”, citou um trecho do documento.

Reconhecida como uma mulher negra, marisqueira e pescadora, Maria Felipa transcendia as limitações sociais de sua época. O ápice de sua atuação ocorreu em 7 de janeiro de 1823, quando Maria Felipa liderou cerca de 200 mulheres negras e indígenas em um ato valente contra as tropas portuguesas, que resultou na conquista da independência do Brasil. O mês de julho, escolhido para celebrar essa data, também reforça também as celebrações da independência da Bahia e o ‘Julho das Mulheres Negras’.

Para participar da consulta pública, basta clicar no link e preencher dos dados:
https://forms.gle/U2mSUQhG86fBE3Mw8

Categorias: Notícias