Preocupadas com as denúncias que ganharam destaque na imprensa nesta quarta-feira, 16 de agosto, a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) encaminhou ofício à prefeitura solicitando informações sobre a construção de empreendimentos de 18 andares na Rua Barro Vermelho, localizados no Bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O documento foi encaminhado com cópias à Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, e exige apresentação do estudo de impacto ambiental da obra, e comprovação de sua legalidade.

O envio do ofício se deu em decorrência de uma série de denúncias formuladas por residentes, nas quais alegam que o andamento dessa construção pode acarretar danos severos ao meio ambiente, criando até a campanha denominada “S.O.S Buracão”, que fomenta essas acusações.

“O sombreamento representaria infrações ao Plano Diretor de Salvador, aos parâmetros ambientais, destruindo a vegetação de restinga, colocando em risco a balneabilidade da praia, devido a proliferação de bactérias que são controladas pela luz do sol. Além disso, há claro desrespeito à Lei federal 7.661/88, que protege a área de orlas.”, cita um trecho do ofício.

Pautada na responsabilidade em zelar pelo desenvolvimento sustentável e bem-estar dos cidadãos, a mandata reafirma seu compromisso com as demandas trazidas pela população, solicitando que as autoridades responsáveis enviem informações detalhadas acerca da legalidade, bem como a avaliação de impacto, referente à construção de três empreendimentos de 18 andares.

Categorias: Notícias